quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tendências das Redes Sociais

Até que ponto esta desenfreada adesão às Redes Sociais não sofrerá do Síndrome da Bolha que afectou mui¬tas startups tecnológicas em finais da década de 90?
Contudo, é possível antever algumas tendências:


• Perfil único: os utilizadores tenderão a exigir um único perfil que será transversal a todas as Redes Sociais.
• Modelo de Negócio: as acções de Marketing serão valorizadas de acordo com a influência social dos utilizadores. Haverá assim uma disputa entre Redes Sociais para se conseguir ter os utilizadores com maior influência. Cada um de nós terá o seu próprio CPC (Cost per Click).
• Centralização de Gestão: ferramentas específicas irão aparecer permitindo optimizar a gestão das relações e da comunicação. As ferramentas de cor¬reio electrónico e Web introduzirão funcionalidades para os utilizadores es¬tarem informados da actividade social da sua rede de contactos.
• Semântica: os utilizadores irão ter experiências cada vez mais interactivas e ricas. No futuro, as aplicações passarão a interagir entre si, criando espa¬ços mais transparentes e adaptados a cada um de nós.
• Todos os utilizadores estarão interligados e as opiniões individuais, e por sua vez agregadas em Grupos, serão as mais válidas.
• Mobilidade: crescimento da publicidade direccionada para os dispositivos móveis havendo assim a necessidade das Redes Sociais se adaptarem a este meio.
• Localização: é já a maior tendência nas Redes Sociais como consequentemente em toda a internet.
• Empresas: as empresas irão investir cada vez mais, e em maior escala, em iniciativas mais focadas em detrimento dos Media tradicionais.
• Exclusividade: haverá Redes Sociais específicas para determinados nichos, fazendo inclusive com que os utilizadores não se importem em pagar o seu acesso.
• Dependência do Email: a partilha de conteúdos passará a ser enviado via Twitter, Facebook, entre outras, em detrimento do Email tradicional.
• Cloud computing: haverá cada vez maior número de adeptos do uso de software, conteúdos e outros na “nuvem”.

Sem comentários:

Enviar um comentário