terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fazer – bem! – o Plano de Comunicação da sua Empresa.

A par de muitos outros desafios, resultantes da globalização dos mercados, da necessidade das empresas serem competitivas, do desenvolvimento tecnológico e da evolução do conhecimento, as empresas são, hoje, cada vez mais, obrigadas a investir na sua imagem. A comunicação é, desta forma, decisiva na diferenciação no mundo dos negócios, a par da produção, da gestão ou das finanças.

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

Hoje não basta fazer, é preciso mostrar o que está a ser feito. A imagem de uma empresa é o resultado de múltiplas acções de comunicação e desempenha um papel fundamental na prossecução dos seus objectivos comerciais.

Um bom Plano de Comunicação é uma ferramenta poderosa que sustenta as decisões de investimento nesta área, favorecendo a coerência, a continuidade e o controlo das mensagens que a empresa pretende transmitir aos seus vários públicos.

A realização de um Plano de Comunicação tem como objectivo responder às seguintes perguntas:
- Quem comunica? Definição da Empresa e dos seus Produtos/Serviços.
- A quem? Definição dos Públicos-alvo como receptores das mensagens.
- O quê? Definição das Mensagens que se pretendem transmitir.
- Com que finalidade? Definição dos Objectivos da Comunicação.
- Como? Mix da Comunicação, ou seja, dos meios e suportes utilizados para transmitir as mensagens.

O Mix da Comunicação compreende a Publicidade, a Comunicação Institucional, a Assessoria de Imprensa, a Comunicação Interna, o Marketing Directo, os Patrocínios e a Promoção de Vendas. Outra vertente fundamental da comunicação é a Identidade Corporativa, constituída pelo nome da empresa, logótipo e material de economato, frase assinatura, marcas e sinalética. A Identidade Corporativa é um sinal de reconhecimento imediato, funcionando como ponto de partida da comunicação institucional. É um sinal de distinção, uma arma visual, na medida em que representa a personalidade da empresa.
A imagem de uma empresa é pois o resultado de todas as mensagens corporativas emitidas através das várias vertentes comunicacionais. É a comunicação que imprime «personalidade» às instituições e as diferencia num mundo de iguais.

OBJECTIVOS DA COMUNICAÇÃO
• Divulgar e promover os seus serviços.
• Construir uma imagem de marca forte.
• Fortalecer a identidade corporativa da sua empresa e das suas duas áreas de negócio.
• Melhorar a imagem institucional.
• Dar a conhecer a sua empresa e os seus serviços a quem ainda não a conhece.
• Aumentar a visibilidade, credibilidade e os seus serviços.
• Aumentar a notoriedade junto dos seus públicos-alvo.
• Promover e divulgar as suas actividades junto dos seus públicos-alvo.
• Desenvolver uma atmosfera de confiança com os Órgãos de Comunicação Social.

MENSAGENS
As Mensagens/Imagens que se pretendem comunicar são:

• A missão da empresa.
• Os valores da empresa; principalmente pretende-se fazer passar uma imagem de qualidade, rigor e confiança.
• A personalização com que a sua empresa trata os seus clientes.
• Informação geral sobre a sua empresa.
• Informação específica sobre alguns serviços
• Informações sobre as suas actividades, novidades e os seus serviços.

FORMAS DE COMUNICAR
Há várias formas de comunicar a sua mensagem; de acordo com o modelo tradicional os métodos mais comuns usam:

• Identidade Corporativa
• Comunicação Institucional
• Assessoria de Media
• Marketing Directo
• Publicidade

No entanto, nos últimos anos, há uma forma de comunicação que se está a impor relativamente a todas as outras:

Marketing Digital

Os hábitos de consumo da sociedade quotidiana estão a mudar, assim como todo o mundo envolvente, os meios de comunicação tradicionais (televisão, imprensa e rádio) estão saturados, o que leva a que hoje em dia seja impossível falar de estratégia de comunicação sem ter em conta o meio que mais cresceu nos últimos anos, a Internet. As grandes possibilidades que este meio oferece, vieram proporcionar uma maior relação entre as empresas e os seus consumidores. No entanto, e tendo em conta a dimensão de possibilidades digitais, surgiu a necessidade de planear e gerir todas essas oportunidades, dando origem, assim, ao marketing digital.

O vínculo existente entre marketing e tecnologia é cada vez mais acentuado, a Internet ocupa um lugar privilegiado no dia-a-dia dos consumidores. Estar apenas a um click de distância do público-alvo é uma realidade bastante apelativa, no entanto, é necessário ter em conta que o consumidor está cada vez mais exigente e selectivo.

O planeamento de qualquer estratégia deve ser baseado em criatividade, o conteúdo é fundamental, informação útil e específica para o consumidor - a tendência é comunicar para nichos, já que assim torna-se mais fácil estabelecer proximidade entre o consumidor e a marca. As principais ferramentas do marketing digital são as redes sociais, e-mail marketing, marketing viral e publicidade online.
A febre das redes sociais é uma realidade na nossa sociedade, os consumidores dedicam o seu tempo a explorar redes sociais como o Facebook e Twitter, entre outros. A capacidade de argumentação, discussão de ideias e exposição de assuntos é fundamental para as marcas, logo, é importante que as empresas criem um perfil apelativo e estejam presentes na vida online dos seus consumidores.
O E-mail Marketing apesar de ser uma solução menos inovadora, é muito eficiente quando é personalizado, o consumidor sente-se importante e mais próximo da marca, normalmente é utilizado para promoções ou divulgação de novos produtos/serviços.
O Marketing Viral é a ferramenta mais importante, eficiente e lucrativa da Internet. Ainda poucas empresas a sabem utilizar adequadamente. No Marketing Viral, vale o poder da palavra, assim tudo o que se faz é multiplicado de forma exponencial. As diferentes possibilidades estratégicas são bastante apelativas para o consumidor. Normalmente este nem tem consciência de que está a ser influenciado por uma marca. O viral coloca a marca no centro de atenção dos consumidores e faz com que estes se sintam parte dela.

A Publicidade on-line é outra estratégia fundamental na Internet, no entanto é necessário um plano de comunicação e divulgação que não seja baseado somente em buzz. A publicidade é importante, mas a sua construção tem de ser inovadora e muito criativa.
A Pesquisa online é uma ferramenta fundamental para as empresas. A Internet facilitou a definição do perfil do público-alvo. Todas as estratégias de marketing têm de ser bem direccionadas, portanto, é uma mais-valia para as empresas conseguirem definir o seu público-alvo e acompanhar as suas opiniões.
Para além das qualidades da Internet como meio de comunicação por si só, o grande desenvolvimento de outras tecnologias como Smartphones veio ainda melhorar a situação, permitindo que a informação chegue ao consumidor em qualquer lugar.

É importante salientar que todas as estratégias online devem ser baseadas numa estratégia de marketing geral para que a marca seja contextualizada com forma e consistência e que permita aos consumidores formarem uma opinião e identificarem a marca.

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