terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Imagem Corporativa no séc. XXI.

A Identidade Corporativa de uma empresa é muito mais do que um simples logótipo e as suas aplicações. Ela revela como está organizada uma instituição ou empresa, indica se está centralizada ou descentralizada, se tem divisões, filiais ou ramos e que relação estas estruturas têm com o todo.

Para desenvolver uma Imagem Corporativa eficaz é necessário que, antes de tudo o resto, conhecer o público-alvo que queremos atingir. Para isso, é feita uma análise dos seus hábitos culturais e sociais e uma reflexão e análise apurada sobre os mesmos. Só após esta análise uma Agência estará em condições de dar resposta às necessidades, preocupações, tendências e gostos mais adequados.

O eficaz desenvolvimento da Imagem Corporativa de uma empresa exige passos muito concretos e precisos bem como uma metodologia apurada; os primeiros passos serão obrigatoriamente a análise da concorrência, seguido de um processo criativo baseado nos objectivos da empresa, nos seus produtos e/ou serviços bem como nas características do seu público-alvo.

Um dos aspectos mais importantes a considerar é também o enquadramento destes aspectos com as regras e condicionantes da Psicologia da Cor e da Psicologia da Forma, com o objectivo de criar uma imagem única, com uma personalidade própria (como uma impressão digital), e que transmita a filosofia da empresa.
Um cuidado muito particular reside nas diferentes aplicações desta Imagem, uma vez que esta deverá ser pensada, também, tendo em conta a sua eficácia em materiais promocionais tão diversos como brochuras, decoração de frota, sinalética, outdoors, etc.

O objectivo é que a Imagem da empresa transmita conceitos positivos tais como confiança, credibilidade, seriedade, distinção, segurança, inovação, ou pelo menos alguns destes conceitos de forma integrada possibilitando assim uma abrangência mais generalizada do público-alvo. É também importante que a Imagem desenvolvida seja de alguma forma simples, clara e com impacto, suscitando prazer visual e não deixando que a mensagem se perca com a brevidade de um olhar.

Sobretudo, a identidade é tudo aquilo que a organização é em si mesma, considerando a sua estrutura, finalidade, história e personalidade. Neste conjunto de factores encontramos a real identidade corporativa da empresa. Por outro lado, esta é acima de tudo o resultado de todas as mensagens que a instituição passa para o exterior.

Por último, é importante referir que a passagem da Identidade em imagem faz-se através da comunicação corporativa. Assim sendo, é igualmente importante a Publicidade, a politica de relações públicas, a decoração das instalações, a forma de relacionamento diário, etc, etc.
Qualquer acção de comunicação da Imagem Corporativa deve projectar, claramente, o que a organização é e qual a sua finalidade.

A Imagem Corporativa de uma empresa é assim, sem dúvida, uma mais-valia em termos de promoção da empresa, fazendo com que o investimento traga retorno em termos de credibilidade e reconhecimento por parte de todos os intervenientes da empresa, reflectindo-se, naturalmente, no seu volume de negócios.

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