quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Promover nas Redes Sociais.

Caso ainda não tenha a certeza que seja uma boa aposta usar as Redes Sociais para publicitar o seu produto e dinamizar o seu negócio, este artigo é para si.

Segundo estudos de conceituadas empresas de pesquisa de mercado, as Redes Sociais, ou mais concretamente o social Networking, são hoje, se usadas devidamente, uma das ferramentas mais poderosas actualmente existentes para dinamizar o mundo dos Negócios.

E não é só nas áreas de grande consumo mas também em áreas de negócio consideradas mais específicas e técnicas.

Existem negócios no entanto em que esta afirmação é ainda mais pertinente como é o caso do Turismo. Nesta área as recomendações e opiniões são de extrema importância. É precisamente por essa razão que websites de “reviews” de hotéis, restaurantes, praias, parques temáticos e similares inundam a Web e têm uma importância tão grande nas decisões dos viajantes. Além disso, uma das actividades preferidas das pessoas nas férias é precisamente tirar fotografias e fazer vídeos. Essas fotografias e vídeos podem ser de imediato colocadas online (por telemóvel ou portátil) no Facebook, YouTube, LinkedIn e outros serviços de social Networking, sem ter de interromper as suas férias. Dessa forma qualquer situação – positiva ou negativa – será de imediato conhecida, e partilhada, por milhões de pessoas. Esse é o poder das Redes Sociais.

Também aqui é importante ter em conta o perfil dos utilizadores da Rede; estudos recentes revelam que há claras diferenças ao nível etário; se o seu negócio está vocacionado para uma faixa etária entre os 15-25 deverá ter em atenção Redes Sociais como MySpace, Facebook e YouTube; se o seu negócio em contrapartida tem um público-alvo mais maduro, deverá dar prioridade a websites de reviews e similares.

Há pois que ter em conta que a presença nas Redes Sociais – e mais concretamente a escolha da Rede Social - tem de ser cuidadosamente pensada. Há que fazer uma análise das Redes Sociais disponíveis, saber analisar e identificar em qual está exactamente o nosso público-alvo e concentrar os nossos esforços especificamente nestas. E nunca concentrar todos os esforços apenas nesta ou naquela Rede Social – as mais conhecidas - pois estas podem não ser as mais adequadas ou onde está o nosso público-alvo.

Hoje em dia, para além da publicidade directa, existem muitas formas alternativas de usar as Redes Sociais para dinamizar o seu negócio; assim:

• Comunique…bem! Independentemente da sua área de Negócio procure ser original, criativo e diferente na sua comunicação a fim de despertar vontade nos seus serviços e produtos junto dos utilizadores. Procure também usar de todos os mecanismos que estão ao seu dispor para atrair o maior número de potenciais clientes, como vídeos, imagens, fotos, grupos de discussão, eventos online, concursos, etc.
• Passa-palavra: aproveitar a dinâmica e vontade de informação inerente dos utilizadores das Redes Sociais para que, passando a palavra entre eles, se produza um efeito viral na sua comunicação.
• Captação de novos clientes: Use e abuse das ferramentas específicas de cada Rede Social para encontrar, adicionar e assim ligar – de acordo com os critérios mais adequados ao seu negócio – o seu produto ou serviço ao maior número possível de potenciais clientes.
• Reputação online: Procure monitorizar e estar atento à sua reputação online de forma a, se necessário, tomar medidas correctivas - e até preventivas. É essencial passar sempre uma imagem de credibilidade e confiança. Caso contrário deixará de ser seguido e considerado como fiável e relevante.
• SEO: As Redes Sociais, nomeadamente as mais conhecidas, têm um peso muito importante junto dos grandes motores de busca. Assim ao difundir – bem! – a sua presença nestas redes irá automaticamente valorizar e aumentar o seu ranking – da sua marca e do seu website – junto destes.
• Opinion makers: Procure identificar os “influenciadores” nas Redes Sociais e fazer com que estes estejam do seu lado. Embora seja um mecanismo complexo e demorado, esta é certamente uma das formas mais seguras de aumentar e fortalecer a sua reputação junto dos potenciais clientes.

Esta metodologia tem benefícios, entre os quais o mais imediato é o baixo investimento financeiro no que respeita à pesquisa de potenciais clientes. No entanto implica um grande investimento em termos de tempo.

Tenha, no entanto, em atenção que de nada serve ter 15.000 membros na sua página do Facebook ou Twitter se não tem forma de direccionar os mesmos para o seu site, para o conhecimento dos seus produtos/serviços e para o objectivo final que é a venda.

Como medir os seus resultados (ROI)?

Uma das maiores dificuldades – senão a maior! – na utilização das Redes Sociais como ferramenta de comunicação e venda é precisamente a dificuldade em determinar os resultados do seu investimento (ROI).

Há já, no entanto, algumas ferramentas e mecanismos de análise que, embora sem pretensões de grande rigor, poderão ajudar os gestores das empresas a medir os resultados das suas apostas nas Redes Sociais, em particular, e no Marketing Digital no geral:

• Google Analytics – É essencialmente um software de “tracking”, pois permite analisar o tráfego, origem, keywords e outros; é assim possível saber, por exemplo, a percentagem de tráfego no nosso website que tem origem nas Redes Sociais.
• BlogComments – Análise de comentários do seu Blogue.
• TwitterSearch – Permite saber se a sua empresa é referida nos tweets e pesquisas do Twitter.
• Google Alerts – Permite receber alertas via email sempre que determinadas palavras/keywords, escolhidas por nós, são referidas nos meios de comunicação social monitorizados pelo Google News.
• Tweetbeep – Ferramenta semelhante ao Google Alerts mas para o Twitter.
• HowSociable – Permite medir a visibilidade da Marca na Web.
• Alexa – Monitoriza o alcance, ranking e “page views” estimadas.
• Google Insights – Mecanismo de estatística genérico que permite comparar a quantidade de pesquisas baseadas em keywords, por países, categorias e tempo.

É assim possível, sem o rigor de formas mais tradicionais de publicidade, medir e monitorizar as suas campanhas de Social Media por forma a tomar medidas e decisões acertadas; no entanto este deverá ser, tal como a sua presença, um processo constante e continuado.

Carlos Lopes,
Director de Marketing na Designarte

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