domingo, 27 de dezembro de 2009

NAMING – Características importantes que um bom Nome deve ter

- Ser diferente
- Ser curto (de preferência até três sílabas) e de fácil memorização (ex: Olá);
- Ser simples e fácil de pronunciar, se for o caso, tb a nível internacional (ex: Nokia);
- Sugerir o produto/serviço (ex: Swatch, Telecel);
- Sugerir um atributo/benefício do produto e/ou posicionamento da marca (ex: Head&Shoulders para champô anti-caspa; Diehard para baterias de automóveis; Compaq para computador “compacto”);
- Despertar emoções e sentimentos no consumidor (ex: Obsession para perfume; Caress para sabonete);
- Não ter conotações indesejáveis (ex: marca de vinho BSE, sofre influência da crise das “vacas loucas”, a doença da BSE);
- Disponível e defensável juridicamente (ex: Cola não estaria disponível nem seria defensável, mas Pepsi-Cola já foi).

Qual a importância do Nome numa Marca?
- O nome é o indicador inicial da marca, sendo a base para os esforços de comunicação e criação de notoriedade;
- O nome pode gerar associações importantes que servem para descrever a marca;
- O nome é muito mais permanente que a maioria dos elementos do marketing (preço, produto,comunicação, distribuição).

Autoria: compilação e adaptação de vários artigos e documentos

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