domingo, 27 de dezembro de 2009

Vantagens que as empresas podem retirar ao definir uma estratégia web eficaz

O número de computadores, bem como de acessos à Internet, índices de visitas, compras, etc., não pára de crescer. Nenhuma estatística que conheçamos contraria esta tendência.
Assim sendo, uma estratégia web, consistente e bem planeada, é cada vez mais obrigatória no mix de comunicação de uma organização. Actualmente, já não basta “estar na net”, é necessário disponibilizar serviços e informação relevante, útil para os clientes (e potenciais clientes), bem estruturada e apresentada com um bom design e um interface funcional. Uma coerente navegabilidade e usabilidade intuitiva são cada vez mais conceitos que não podem ser descurados, pois se basta um clique para um cibernauta entrar no nosso site, também com um clique apenas ele se vai embora… ao mesmo tempo que compara a nossa empresa com outras concorrentes.
Hoje em dia, podemos retirar vantagens a dois níveis com uma presença na web, uma ao nível da notoriedade e eventuais vendas geradas (directas ou indirectas), outra ao nível da optimização de recursos e processos internos. Isto é, por um lado é sabido que uma boa estratégia web representa um reforço da notoriedade e credibilidade da empresa, potenciando a confiança dos seus públicos-alvo e, naturalmente, as vendas. Por outro lado, uma plataforma web, integrada com o sistema de informação da empresa, possibilita que sejam disponibilizados e articulados diversos serviços e funcionalidades, seja para clientes, seja para colaboradores.
A Designarte já há muito tempo que desenvolve os seus sites com base numa plataforma de gestão de conteúdos que permite total autonomia por parte do cliente, além de outras funcionalidades (área reservada, newsletter integrada, gestão de conteúdos calendarizados, banners, downloads, entre outras). Presentemente, estamos a desenvolver plataformas integradas com RP’s internos, tirando assim partido das aplicações do cliente e optimizando processos internos, reduzindo o tempo “gasto” por colaboradores com determinadas tarefas e permitindo a disponibilização e estruturação de informação para os clientes (acesso a stocks, contas correntes, orçamentos, agendas de colaboradores, etc.).
A grande vantagem em disponibilizar via web informações da estrutura informática interna (por exemplo, a base de dados de produtos) é permitir que a informação esteja sempre actualizada. Não aconselhamos a fazer redundância de informação. Os conteúdos que são exibidos no website podem “existir” apenas internamente, sendo que o este apenas “os vai buscar” através de uma ligação readonly perfeitamente segura.

Passos necessários para elaborar um projecto web consistente

Numa primeira fase, é necessário fazer uma auditoria a dois níveis, primeiro à estratégia de comunicação da empresa (quer esteja mais ou menos definida) e depois ao sistema de informação e seus fluxos, caso o cliente pretenda integrar as aplicações e disponibilizar informações via web (seja de que tipo forem, para que públicos e com que objectivo).

Na fase seguinte, passamos para a estruturação da informação, estudo de navegabilidade e usabilidade para, de seguida, começarmos a “desenhar” o web site (web design de homepage e algumas páginas tipo). Depois de definido o layout, é feito o web design de todas as páginas “tipo” do site e, posteriormente, passamos à fase de programação HTML e integração com a plataforma de backoffice, de gestão de conteúdos. Caso seja um projecto que contemple a integração com RP interno, este é executado também nesta fase.

Por fim, o projecto é entregue ao cliente e é dada formação aos intervenientes, para que estes possam gerir o web site. Por fim, passamos a uma fase muito importante de web marketing que, dependendo do budjet disponível e dos objectivos do cliente, potencia o seu “aparecimento” em diversos locais “chave” (motores de busca e outros), os quais vão de encontro ao potencial público “interessado”.

Autor: Paulo Taveira, Director geral da Designarte® – Brand Activation.

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